Cuidados Veterinários
Por que cães comem cocô?
05/04/2016 15:34:24
Sintoma: Arritmia
27/02/2016 17:06:38
Tártaro nos cães
04/02/2016 17:40:02
Obesidade canina
05/10/2015 17:23:53
Leucemia viral felina (FeLV)
18/05/2015 17:55:22
Piometra em Cadelas
09/05/2015 16:32:26
Comedouros e Bebedouros
05/05/2015 17:07:29
Gengivite e periodontite
04/05/2015 19:34:52
Sarnas nos gatos
03/05/2015 17:31:14
Giárdia em Cães
01/05/2015 17:42:38
Como identificar dor em cães?
22/04/2015 16:21:19
Afinando relações
27/12/2014 14:42:04
  
Novembro azul, você sabe como esta a próstata do seu cão?

Assim como Outubro é dedicado à saúde da mulher, existe até o Outubro Rosa, em Novembro os homens tem um mês dedicado à eles, o Novembro Azul.

 azul

Esse mês serve como alerta e conscientização sobre o câncer de próstata.

Muitos homens tem medo de ir ao médico e muitos preconceito mesmo. Agora imagina só, se não vai ao proctologista porque supostamente não precisa, como costumam dizer, nem vai passar pela cabeça deles que os cães também podem sofrer desse problema.

Hoje vamos falar sobre o câncer de próstata nos cães, os sintomas, tratamentos e principalmente como evitar! 

O homem não é o único ser que sofre com a doença de próstata. A chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) também pode afetar os animais adultos não castrados. Um cão pode chegar à sua maturidade com 80% de chance em desenvolver a patologia, mas, diferente do homem, a probabilidade em desenvolver um tumor maligno é muito pequena. Apesar desse baixo risco, a HPB pode causar vários problemas para os cães, comprometendo a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

A próstata

A próstata é uma glândula sexual acessória presente no homem, nos cães e em outros animais do sexo masculino, localizada na pelve próxima à bexiga e que envolve parte da uretra. Isso significa que, de alguma forma, participa do processo reprodutivo e sofre influência dos hormônios sexuais produzidos nos testículos.

Observe com exatidão o local que ela se encontra na foto a seguir:

azull

Quando os cães são castrados antes da puberdade, acabam por ter muito pouco tecido prostático, pois a ausência da produção de testosterona inibe o seu crescimento e, consequentemente, a formação de um tumor na glândula.

A ausência da próstata não causa nenhum dano à saúde do cão, já que sua única função é o apoio nutricional aos espermatozoides.Se a castração acontece na idade adulta, ou seja, quando o animal já tem a próstata em tamanho normal ou aumentada, o procedimento tende a diminuir em aproximadamente ¾ do tamanho normal da próstata em alguns meses.

Identificando o câncer

O diagnóstico de Hiperplasia Prostática e/ou Prostatite pode ser realizado na avaliação clínica do animal utilizando o método de toque retal. Ao realizar esse exame, o médico veterinário é capaz de sentir a próstata e avaliar se está aumentada e/ou irregular. A confirmação se dá através do exame de ultrassom abdominal e de possível citologia, também guiada por ultrassom.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de que algo não está bem com a próstata do cachorro são:

- Desconforto no cão na região pélvica;

- Dificuldade em urinar (urina em jatos finos demorando mais para esvaziar a bexiga);

- Muito esforço e dor ao defecar.

Atenção nas seguintes atitudes:

Quando a próstata aumenta de tamanho, ela empurra o reto para cima contra a pelve, diminuindo o espaço de passagem das fezes do intestino grosso para o reto. Nessa situação, o cão normalmente se estica para forçar a passagem das fezes, o que causa desconforto e dor se a próstata estiver inflamada. No caso de inflamação, é comum a presença de sangue na urina e infecções urinárias persistentes. Essa seria a causa mais comum de constipação e esforço fecal no cão macho não castrado.

Ainda, se a próstata estiver muito dolorida, o cão tende a caminhar de modo diferente e muitas vezes, esses esforços constantes ao defecar podem causar o aparecimento de hérnia perineal (que seria um aumento de volume ao lado do ânus, causando muito mais dor e dificuldade em defecar e urinar).

Tratamento

O tratamento depende da origem do aumento de próstata, mas a castração do cão macho deve ser indicada para todos os cães em que este aumento foi notado, seguido ou não de tratamento com antibiótico, drenagem de cistos prostáticos e em alguns casos remoção cirúrgica da próstata.

Como a campanha Novembro Azul tem foco na prevenção, é importante alertar: mais de 90% das doenças prostáticas poderiam ser impedidas se os cães fossem castrados no primeiro ano de vida.

Castração

Os cachorros não podem ir ao médico sozinhos, por isso, homens, marquem seus exames e aproveite o embalo e marque os exames do seu peludinho também! A castração não evita somente o câncer da próstata, evita outras doenças e muitos filhotes indesejados! Veja aqui e aqui onde conseguir castração gratuita ou a preço eduzido.

A gente não cansa de falar da importância em se castrar desde pequeno, preferencialmente antes do primeiro cio. A castração evita:

- Filhotes indesejados;

- Xixi fora do lugar (por conta da demarcação territorial);

- Tentativa de fuga na época do cio;

- Câncer de mama (conforme explicamos detalhadamente aqui);

- Câncer de próstata quando adultos e idosos.

Não deixe para depois o que você pode fazer hoje, agora! Cuide bem de quem te ama tanto!

Observe seu cachorro, veja como ele esta urinando, defecando e andando. Realize todos os exames periódicos que o veterinário solicitar, brinque e mime muito seu pequeno!

Fonte: Amigo não se compra

Fale conosco: contato@direitosdosanimais.org
  APOIADORES